O Movimento Greenk foi criado para conscientizar a sociedade sobre a importância do descarte correto do lixo eletrônico, principalmente do e-lixo da chamada linha verde (computadores, smartphones, tablets, fios, baterias, carregadores, entre outros). Greenk é a junção das palavras “Geek” (apaixonado por tecnologia) com “Green” (verde e meio ambiente).

A ideia é exatamente esta: reunir diversas atrações do universo geek, como tecnologia, games, youtubers, cosplays, moda, atitude, música, drones, para conscientizar e mobilizar as pessoas para o descarte correto do e-lixo. A 2ª edição do Greenk Tech Show será em maio, no Anhembi em São paulo, SP. Veja mais informações sobre o evento a seguir.

Com inúmeros componentes químicos altamente tóxicos, como o alumínio, mercúrio, brumo, chumbo, cloro, entre outros, o e-lixo, se descartado incorretamente, pode contaminar solos e lençóis freáticos causando enorme
risco à saúde humana. Por outro lado, se descartados da maneira correta, a quase totalidade de e-lixo pode retornar à indústria como matéria-prima para fabricação de novos equipamentos, seguindo as normas da logística reversa e da Economia Circular.

Segundo relatório da ONU, o Brasil é o segundo maior produtor de e-lixo das Américas (atrás apenas dos Estados Unidos), e sétimo maior do mundo, com mais de 1,5 milhão de toneladas geradas por ano. Atualmente, apenas 3%
deste total é descartado corretamente, contra 36% do México e 22% dos EUA, por exemplo. Os países que lideram o descarte correto do lixo eletrônico no mundo são Suíça e Noruega com 74%.

Com o inevitável crescimento da presença da tecnologia no nosso dia a dia, e o lançamento contínuo de novidades na indústria, o cenário fica ainda mais preocupante não só no Brasil, mas em todo o mundo.

Sobre a primeira edição, de 2017

Para começar a transformar essa realidade, o Movimento Greenk realizou em junho do ano passado, a primeira edição do Greenk Tech Show, na Bienal do Ibirapuera. Com atrações para toda a família, como a ESL Arena, arena de games montada pela ESL pela primeira vez na América Latina, Arena do Conhecimento e Youtubers, Arena de Drones, entre outras, o Greenk Tech Show arrecadou cerca de 2,7 toneladas de e-lixo. Uma inédita mobilização em torno do descarte correto, que contou com mais de 32 mil visitantes no final de semana dentro da Bienal do Ibirapuera, e transmissão ao vivo pela Internet que impactou, diretamente, um público de mais de 480 mil pessoas e mais de 1,9 milhão de views.

Sobre a edição de 2018

Com sua segunda edição já confirmada para os dias 25, 26 e 27 de maio de 2018, no Anhembi, o Greenk Tech Show divulgou uma meta de arrecadação de e-lixo ainda mais ambiciosa: 10 toneladas! Para isso, serão apresentadas Experiências Tecnológicas, Games, Torneio entre Escolas, Youtubers, Cosplayers, palestras e apresentações com
convidados especiais, a 2ª edição da Corrida Greenk, entre muitas outras atrações. Mais uma vez, toda a família será convocada a descartar o seu e-lixo na entrada do evento.

Todo o e-lixo arrecadado será encaminhado ao Centro de Recondicionamento de Computadores do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC), transformando-se em matéria-prima para fabricação de novos equipamentos, de acordo com as normas da Economia Circular. Maiores informações sobre o evento deste ano podem ser encontradas no site oficial do evento, em http://www.greenk.com.br/greenk-tech-show-2018/

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link