A Google acaba de presentear os donos de smartphones com o sistema Android lançando um novo App para a plataforma, o Google Goggles. O Goggles permite que fotografias capturadas a partir da câmera do celular sejam identificadas em um sistema de buscas especialmente desenvolvido para o Goggles. Para usar o aplicativo/serviço é fácil. Com o smartphone conectado à internet, basta abrir o programa, acionar a câmera dentro dele, tirar a foto ou filmar e em questão de segundos ele já te mostra todas as informações relacionadas àquela imagem. Conheça um pouco mais sobre o serviço a seguir.

Imagens de Produtos:
Ao tirar uma foto da capa de um livro por exemplo, ele automaticamente identificará o livro e dará informações sobre ele, oferecerá opção de ler o resumo do livro no Google Book Search, informações sobre onde é possível comprá-lo ou até realizar um comparativo de preços do livro no Google Product Search. O mesmo pode ser feito para outros produtos, como DVDs, Games etc.


Imagens de Textos e Palavras:
O Goggles é capaz também de reconhecer palavras únicas ou em lotes. Ao receber um cartão de visitas de alguém por exemplo, basta acionar o Goggles a apontar a câmera para o cartão. Ele irá reconhecer o texto com todas as informações do cartão e automatimente irá te oferecer opções como buscar mais informações sobre a pessoa na internet, armazená-la como contato com todas as informações ou até mesmo ligar para o número de telefone dela contido no cartão. Muito mais prático não acham?!


Imagens de Quadros, Paisagens ou Pontos Turísticos:
Sim, se capturar uma imagem de algum quadro, de algum ponto turístico ou algum lugar famoso, dependendo de sua popularidade o Goggles o identificará e oferecerá informações sobre o Quadro ou Local em seu sistema de buscas.

Imagens de Comércios:
Para localizar informações sobre algum comércio, não é necessário tirar fotos, mas sim filmar o local – recurso este também disponível dentro do Goggles. Ele irá te informar em tempo real qual é o nome do comércio para onde está apontando o celular e, se quiser optar por clicar no nome, informações sobre o local. Ele faz isso utilizando os sistemas de Geotagging e GPS existentes nos smartphones.

O serviço tem tudo para revolucionar o motivo de se capturar fotografias. É possível também armazenar o histórico de suas fotografias no serviço. Você pode ativar ou desativar esta opção. O Google irá utilizar as imagens armazenadas para aprimorar cada vez mais o serviço. Quanto mais imagens sde um mesmo local ou produto ele tiver, maiores são as chances de ser identificado mais tarde por você mesmo ou por outras pessoas. O Google Goggles já está disponível para ser baixado. Para encontrá-lo, clique em “Market” e o procure com as palavras “google goggles”. Veja uma demonstração do serviço no vídeo abaixo.


URL do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Hhgfz0zPmH4

Tags:
veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link