Como ganhar dinheiro na Internet?” Essa é uma pergunta que pode apresentar várias respostas. Uma das respostas é ter um blog. Por meio de um blog você adquire um importante canal de comunicação, criando conteúdo e consolidando uma base de leitores.

Além disso, se você é um empreendedor e administra uma empresa, ou ainda pretende abrir o seu próprio negócio, um blog é uma das ferramentas mais viáveis para divulgar a sua marca, o seu produto e interagir com os seus clientes.

Mas qual a plataforma mais adequada para ter um blog? A resposta depende do seu objetivo e disposição para atingi-lo, e o WordPress pode ser uma excelente alternativa.

O WordPress é um sistema de gestão de conteúdos que traz para o usuário uma série de vantagens para que o seu blog tenha qualidade e conte com várias visualizações. Ele foi lançado no ano de 2003 e de lá para cá já se tornou uma das plataformas mais requisitadas e recomendadas quando o assunto é a criação e administração de um blog profissional.

Entre as vantagens do WordPress está o fato de que ele é fácil de usar, conta com vários plugins gratuitos e é amigável aos sistemas de busca da Internet, o que pode tornar o seu blog bem ranqueado em motores de buscas famosos como o Google, Yahoo e Bing. Topa o desafio? Veja então como fazer a seguir:

Como criar o seu blog no WordPress:

A criação de um blog no sistema WordPress não é um procedimento tão difícil. Ele é uma plataforma de código aberto e traz vários benefícios. Para criar um blog nesse sistema, é importante que você conte com uma boa hospedagem. Considerando que você já tenha providenciado isso, você pode proceder da seguinte maneira:

1. Efetue o download do WordPress

O processo de download é bem fácil e seguro, podendo ser efetuado ao acessar a página oficial do WordPress.


2. Faça a descompactação do WordPress no seu servidor

Depois do processo de download, é preciso descompactar os arquivos para o seu servidor utilizando o Cpanel. O Cpanel consiste em um painel de controle dotado de uma interface gráfica que permite ao usuário uma série de ações.

Ao acessar o Cpanel é preciso encontrar a função File Manager, que é o local onde serão descompactados arquivos importantes do WordPress.


3. Monte um banco de dados e usuário

Após efetuar o download do WordPress e realizar o seu processo de descompactação de arquivos no servidor é preciso criar um banco de dados (o chamado Data Base) e um usuário (user).

A criação do banco de dados pode ser feita por meio do Cpanel. Vale salientar que o banco de dados é um dos elementos mais importantes do seu blog, pois é nele que estarão armazenados todos os seus arquivos.

Após finalizar a criação do banco de dados e do usuário, você pode até permitir que outros usuários estejam aptos a administra também o banco de dados do seu blog. O gerenciamento dos outros usuários também e feito pelo Cpanel.


4. Crie o arquivo wp-config.php

Após a criação do banco de dados e a definição de administração dos usuários, vem a hora de criar o famoso arquivo wp-config.php. Esse arquivo está localizado na pasta do WordPress descompactada por você.

Para efetuar a criação desse arquivo, é necessário localizar em seu computador o lugar onde o WordPress foi baixado. Salientando que ele deve ser localizado no computador e não no Cpanel.

Em seguida é necessário criar uma cópia do arquivo wp-config-sample.php com o nome de wp-config.php. Depois abra o arquivo em um editor de texto da sua preferência e preencha com os dados do banco de dados criado por você.

Logo após esse procedimento, para finalizar, envie o arquivo wp-config.php para a pasta raiz onde estão localizados os outros arquivos do WordPress.


5. Personalize o seu blog

Depois da criação do arquivo wp-config.php resta personalizar o seu blog WordPress. Nesse caso, acesse a URL em que o WordPress foi instalado e assim criar o primeiro usuário.

Depois de concluída a instalação é importante conhecer mais a fundo o painel de administração do seu blog WordPress. Nesse painel você irá encontrar alguns elementos importantes, tais como opções de publicação e edição de postagens, configuração de comentários e também sua biblioteca de plugins.

Após conhecer as possibilidades que o WordPress confere para o seu blog, você já está apto a partir para o processo de personalização do blog, procurando um tema para compor o seu aspecto visual.

Vale destacar que é importante que a escolha do tema esteja de acordo com o conteúdo das suas postagens. Se o blog aborda a temática esportiva, é interessante optar por um tema referente a esse assunto.


Conclusão

O WordPress é o sistema ideal para quem quer ter um blog profissional de qualidade e com vários recursos. Além de ser gratuita, a plataforma conta com uma comunidade de usuários ativa de usuários pelo mundo todo.

Por fim, se gostou deste artigo não se esqueça de compartilhar esse texto, com certeza ele vai ajudar alguém com dúvidas sobre o que fazer para ter um blog.

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link