polimero-terminator_1

Lembra do T-1000, aquele robô feito de metal líquido do filme O Exterminador do Futuro 2 que se recuperava sozinho? 20 anos depois do lançamento do filme, cientistas espanhóis afirmam ter inventado um polímero flexível que pode, assim como o metal do personagem do filme, se auto-recuperar sem intervenção humana.

O novo material foi apropriadamente batizado de ‘Terminator’ pelos cientistas. De acordo com eles, a ideia é que a nova descoberta seja utilizada na construção de eletrônicos ou mesmo em utensílios domésticos de uso diário.

Os pesquisadores do Centro para Tecnologia Eletroquímica de Donostia-San Sebastián, Espanha, disseram que para que o material se recupere sozinho tudo o que devemos fazer é unir as duas partes que se partiram. O processo de recuperação leva algo em torno de 2 h, é feito à temperatura ambiente e sem qualquer intervenção humana. Veja uma demonstração do material no vídeo a seguir.

A novidade foi apresentada pelo jornal ‘United Press International’ e a autencidade do material e testes comprovada pela revista europeia ‘Royal Society of Chemistry’. De acordo com a revista, o novo polímero testado no vídeo teve 97% de recuperação em apenas 2 h e não se partiu quando esticado com as mãos.

Viva a ciência! Serão os para-choques de carros e as capinhas de celular futuramente feitas de ‘Terminator’?

polimero-terminator_2

[DailyMail]

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!