Estudantes de Engenharia da universidade A. James Clark localizada em Maryland, EUA, ganharam um prêmio no valor de US$ 250 mil por criarem um helicóptero bizarro (clique na imagem para ampliar) movido à força humana, ou seja, tudo o que precisa fazer para que ele decole é pedalar. O time de desenvolvimento formado por 50 estudantes passou 2 anos projetanto, construindo e testando a geringonça que de acordo com os estudantes é capaz de sair do chão por pelo menos 3 metros de altura por até 60 segundos. Veja a seguir um vídeo e maiores informações sobre a façanha.

Acredite ou não, este é um dos maiores desafios de engenharia aeroespacial – e quem foi bem-sucedido certamente mereceu ganhar o prêmio de US$ 250 mil. Durante seu vôo de teste o helicóptero – chamado por eles de Gamera – não conseguiu sua fançanha máxima, mas passou pela primeira fase do certificado da Associação Nacional de Aeronáutica dos EUA no último dia 13 de maio de 2011. Durante o teste o Gamera voou de 7,6 cm a 12,5 cm de altura durante 4 segundos. Levando em consideração a dificuldade por trás complexidade de se vencer as leis da física em situações assim, Gamera atingiu um marco até hoje inalcançável pelo ser humano. Mas a máquina não atingiu o marco sozinho, então quem foi o ser humano que conseguiu fazer história? De acordo com um comunicado dos estudantes divulgado à imprensa, “os seres humanos têm uma potência muito baixa em relação ao seu peso, por isso o piloto deve ser extremamente forte e apto para atingir tal façanha”. A solução encontrado foi treinar uma piloto mulher muito pequena, porém muito forte chamada Judy Wexler.

Gamera é enorme e pesa 95 Kg incluindo Judy, a piloto. Suas duas travessas medem 18 metros de comprimento cada formando um enorme “X”, com rotores (hélices) de 12 metros de comprimento cada, montados em cada uma das pontas. Para construir suas estruturas reforçadas sem acrescentar muito peso foi necessário utilizar materiais leves como fibra de carbono, mylar e madeira balsa. Kristan Maynard, um juiz da Associação Nacional de Aeronáutica dos EUA, testemunhou o vôo de teste da Gamera e anunciou que o vôo foi bem sucedido, mas a decisão final só pode ser feita através da análise do vídeo feito durante o teste. Caso seja aprovado o Gamera entrará para a história da aeronáutica como o primeiro veículo movido à seres humanos já inventado.

[Via Co.Design]

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link