Layout final – Projeto

Não são apenas os veículos que devem evoluir, as rodas também! Pelo menos esta é a linha de raciocínio de um grupo de estudantes de Engenharia da Universidade de San Jose State, EUA. O grupo trabalha arduamente em um projeto que consiste em provar que é possível sim um veículo ser equipado com rodas esféricas, neste caso uma motocicleta.

A moto é elétrica e é balanceada através de um sistema de sensores de equilíbrio que corrige seu centro de gravidade mantendo-a sempre de pé, assim como o UNI-CUB da Honda, lembram dele? Cada esfera é controlada por três rotores centralizados (imagem abaixo). Esta configuração tecnicamente dá à moto característica de dirigibilidade omni-direcional. De acordo com os estudantes isto torna a moto um veículo mais seguro do que as motocicletas convencionais, além de dar ao motociclista uma liberdade maior de direção.

As esferas são sólidas, feitas de fibra de carbono mas são cobertas por uma camada de borracha. O primeiro protótipo da moto ainda está em processo de desenvolvimento, bem como o software responsável pelo controle elétrico dela, mas pelas imagens (abaixo) é possível ver que estão adiantados. Os estudantes acreditam que o protótipo estará pronto e funcionando até o final deste ano (2012). E viva a engenharia!

[Via]

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link