O fundador Jimmy Wales e sua fundação Wikimedia fizeram mudanças importantes no serviço que colaboraram pelo fim iminente do Wikipédia

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, especialistas revelaram que o Wikipédia, maior serviço wiki sobre conhecimento geral do mundo, está próximo do fim. Desde 2007 o time do Wikipédia já perdeu cerca de um terço do seu time de colaboradores.

O Wikipédia recebe pelo menos 10 bilhões de acessos do mundo inteiro todos os meses e depende massivamente da contribuição de voluntários que alimentam o site com as informações que são publicadas lá em dezenas de idiomas. Todo o conteúdo enviado a eles passa por um processo de aprovação antes de ser publicado. O problema é que o serviço sofreu algumas mudanças, que podem ter sido responsáveis pelo seu iminente fim.

Cada vez menos as pessoas estão se preocupando em gerir a enciclopédia online depois de uma série de alterações feitas pela Wikimedia Foundation, responsável pelo gerenciamento do site e de seu conteúdo. Em uma tentativa de combater o vandalismo no Wikipédia, os gestores começaram a usar programas eletrônicos ao invés de pessoas para apagar automaticamente conteúdo suspeito ou inconsistente. O problema é que estes programas apagaram também conteúdos que já haviam passado por processos de verificação humana e publicados há muito tempo.

Como resultado, páginas e páginas de trabalho duro dos usuários com conhecimento genuíno foi erroneamente censurado por pelos ‘robots.’ De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Minnesota, a inserção destas ferramentas de eliminação é apenas um aspecto das idéias de “modernização” criadas pela Wikimedia que marginalizaram erroneamente ‘wikipedistas’ fiéis.

fim-wikipedia-end_1

Outra mancada realizada pelo grupo Wikimedia aconteceu quando eles resolveram mudar a forma em que o conteúdo era publicado no site. Antigamente, um autor tinha que se familiarizar com a ferramenta de edição e inserção de novo conteúdo – chamada ‘Wikitext’ – quando quisesse enviar conteúdo ao site, mas agora, com a nova ferramenta de texto introduzida por eles, tudo ficou muito mais fácil, alguém com quase nenhuma experiência de edição web pode postar artigos com enorme facilidade. Esta mudança abriu portas para crianças e zombadores praticarem “vandalismo” no serviço, aumentando incrivelmente o trabalho deles.

Eles acreditaram que isto encorajaria mais pessoas a contribuírem com o serviço, mas isto desanimou não só os usuários mais experientes do serviço como também grande parte do time de colaboradores do Wikimedia, algo que de acordo com os especialistas cravou o início da perpétua ‘fase de declínio’ do Wikipédia.

Não há por enquanto nenhuma evidência que indica que o Wikimedia está fazendo algo para mudar isso. Portanto, com seu constante declínio, muito provavelmente em breve veremos o fim do serviço e então quem sabe não voltaremos a ver as bibliotecas de verdade cheias de crianças em busca de conhecimento novamente.

[Daily Mail]

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link