ESPECIAL: Google Chrome OS. Vale a pena?

Por: - 20/11/09 às 08:20 pm
192 visualizações
EspeciaisOPSoftwares

Ontem a Google revelou detalhes do seu novo sistema operacional. Todo mundo já deve estar cansado de ouvir falar dele, mas o que ninguém questionou ainda é: será que vale a pena “dar um pé na bunda” da Microsoft e substituir o Windows? Confira o especial que preparamos a seguir e descubra de uma vez por todas se ele será seu próximo Sistema Operacional.

O que é o Chrome OS?

O Chrome OS será um sistema operacional que terá uma estrutura de computação em nuvem (cloud computing). Em outras palavras, ele é mais uma opção pra quem não gosta do Windows e bem diferente, pois seus programas irão rodar a partir da Internet.

Como ele será?

Se você tem o navegador Google Chrome instalado em seu PC, terá uma boa noção disso, pois ele será muito semelhante ao seu nevegador. Ao iniciar o PC, ele irá apresentar abas e links para seus principais serviços da internet: Google Docs para criação, desenvolvimento e colaboração de documentos, Youtube para vídeos, Gmail como plataforma principal de e-mails, Orkut para redes sociais, Maps para informações de endereços/trânsito e seu próprio buscador para buscas gerais na nuvem.

Como ele funcionará?

Todos seus programas deverão rodar a partir da internet, nada ficará instalado no PC. Ele será praticamente um “navegador operacional”. Seu objetivo é facilitar a vida de quem usa o PC única e exclusivamente pra acessar a internet. Geralmente isto é o que acontece com 90% da população mundial. Faça um teste, tente usar seu PC todos os dias durante 1 semana sem entrar na internet.

O que a gente ganha instalando ele?

Velocidade na inicialização e, como consequência economia de bateria e custo mais baixo no caso de netbooks. Usando o Chrome OS sua inicialização será absurdamente mais rápida – de acordo com a Google cerca de 7s apenas – em relação a outros computadores com outros sistemas operacionais instalados.

Conclusão: Vale a pena?

Isso quem vai responder é você. Faça a seguinte pergunta para você mesmo: Uso o PC apenas para conversar com amigos, acessar redes sociais como Orkut, Twitter ou Facebook, assistir vídeos e Blogar, ou uso o PC para trabalhar ou realizar tarefas com programas que não existem nas nuvens? 
Particularmente posso dizer que me encaixo nas duas situações. Eu utilizo o pacote Adobe CS4 que tem programas como o Photoshop por exemplo, que nunca e nem tão cedo será subtituído por algum outro da internet. Uso também todos os dias em meu serviço programas do pacote Office, como o Excel por exemplo, que por enquanto também não encontra um substituto à altura na Internet. Eu e muitos que conheço não confiam em deixar arquivos com informações importantes de sua empresa na Internet. Por outro lado, neste momento estou escrevendo esta matéria em um singelo bloco de notas do Windows. Poderia estar escrevendo ele em um documento do Docs, mas ainda prefiro o bom e velho Notepad (não me pergunte o porquê). A última e mais importante pergunta que deveremos nos fazer é: Tenho eu uma internet super estável capaz de nunca me deixar na mão? Com o Chrome OS instalado e sem internet, seu PC não passaria de um objeto de decoração. Não coneço nenhuma provedora de internet no Brasil que garante conexão 100% do tempo. O mundo perfeito da Google talvez só exista por lá, quem sabe algum dia ele não chega por aqui? Para conferir o vídeo de apresentação do sistema liberado pela Google, clique aqui.

Tags:
veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link