projeto-mars-one

Parece até história de filme de ficção científica, mas é real. A Mars One – uma organização de origem holandesa “sem fins lucrativos” – está em busca de interessados em iniciar a colonização do planeta vermelho. A empresa pretende financiar o fantástico projeto com a ajuda do financiamento de empresas privadas. O projeto que leva o mesmo nome – Mars One – envolve o mundo inteiro em um único objetivo, selecionar até 2023 e acompanhar o desenvolvimento dos primeiros humanos interessados em povoar um planeta fora da Terra (isto se Marte na verdade já não for habitado).

A ideia é transmitir pela TV todos os aspectos desta missão, desde as seleções dos astronautas e suas preparações para a chegada em Marte bem como o cotidiano deles no Planeta Vermelho, será como um “Big Brother sci-fi”. Alguns anos antes do planeta receber os habitantes, serão enviados veículos para lá com o intuito de localizarem o local mais adequado para a estabilização deles e em seguida toda a estrutura de sobrevivência, incluindo os mantimentos.

No primeiro ano em Marte, apenas 4 selecionados de 4 continentes diferentes integrarão a equipe de habitantes. Depois, a cada 2 anos um novo grupo se integrará ao grupo já estabelecido. Até então nenhum ser humano conseguiu chegar até Marte, não é possível chegar até lá devido ao longo percurso e devido à enorme quantidade de mantimentos e combustível necessários para que eles pudessem ir e retornar. É exatamente esta a vantagem do projeto Mars One, de acordo com os criadores, os voluntários terão que ir e viver em Marte, ou seja, não haverá por enquanto expectativas de voltarem para a Terra.

Em um Press Release, a empresa declara que já está selecionando candidatos dispostos a integrarem a missão. É engraçado, pois no vídeo todos falam com grande ênfase sobre o projeto, mas eu duvido que aqueles que comentaram irão participar desta missão. Você toparia?

[The Daily Mail]

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!