EMILY – Uma salva-vidas robô inteligente! (vídeo)

Por: - 26/06/10 às 10:50 am
125 visualizações
CuriosidadesRobóticaSegurança

No futuro você terá contato com a mais alta tecnologia até quando estiver se afogando. Isto se você for salvo pela EMILY, uma robozinha muito simpática operada por controle remoto. O legal é que ela existe mesmo e já andou salvando algumas vidas no exterior. Por enquanto ela é operada por controle remoto, mas segundo a empresa que a fabrica em breve ela será autônoma, ou seja, irá resgatar seres humanos no mar sem a necessidade de ser operada por mãos humanas.

EMILY pode patrulhar uma praias sozinha usando um sonar para encontrar sinais de problemas, mas ela pode também ser jogada de um helicóptero ou barco e dirigir-se até a vítima que está se afogando. Ela rasga ondas a 45 km/h, muitas vezes mais rápido do que o melhor nadador salva-vidas que existe. Ao se aproximar da vítima ela oferece a ela um dispositivo de flutuação enquanto ajuda chega, ou pode também voltar para a praia ou algum outro lugar seguro “rebocando” a vítima.

Excelente idéia! Mas será que isto significa que os salva-vidas serão substituídos? De acordo com Brandon Chapman, responsável pela robozinha na praia onde ela está em testes, “A maioria dos salva-vidas que passaram a vida no oceano aprenderam a entendê-lo. Você não pode dar essa experiência a um robô”, disse ele acrescentando, “Mas nós não temos ‘sonar’. Se eu estivesse em uma situação de perigo no mar, ficaria muito feliz se EMILY aparecesse”. E você, também ficaria?

[Via DVICE]

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link