curiosidades-millennium-falcon

A Millennium Falcon é a mais notória espaçonave da aclamada série Star Wars, não só pelo design mas também por algumas características que contradizem a sua classe de fabricação, pois embora seja a mais veloz da série, não foi desenhada para ser veloz, e sim robusta para a sua finalidade de construção. Há diversas curiosidades sobre a icônica espaçonave que você talvez nunca tenha ouvido falar, e para celebrar o #StarWarsDay ou o #MayThe4thBeWithYou, reunimos 12 curiosidades sobre ela para vocês. Veja a seguir:

12. Ela é, na verdade, uma embarcação de carga

curiosidades-millennium-falcon_12

Seu modelo é o YT-1300, fabricado pela Corellian Engineering Corporation cuja finalidade inicial é o transporte de cargas, mas foi projetada para transporte de cargas e de pessoas. Foi uma das naves espaciais mais populares já produzidas e especialmente preferida pelos contrabandistas (alias a principal atividade de Han Solo).

Suas principais qualidades são a durabilidade e a vantagem de ser personalizável. Han Solo e Chewbacca, é claro, elevaram essas qualidades para um nível extremo, fortemente (e ilegalmente) modificando quase todas as partes da embarcação, e instalando quase todos os tipos de componentes não licenciados e altamente perigosos para fazer dela uma arma poderosa.


11. Seu radar gigante em forma de prato lhe permite evitar batalhas

curiosidades-millennium-falcon_11

Pode parecer complicado, mas esse radar enorme que se projeta a partir do topo da Falcon tem um propósito. Solo gosta de dizer que ele nunca correu de uma luta onde as chances de vitória fossem satisfatórias, mas a verdade é que às vezes era melhor evitá-las por completo, e por isso, por várias vezes vemos Han Solo fugindo de uma boa briga, e até sendo taxado como covarde, embora a palavra “estrategista” fosse melhor aplicada a ele.

Essa é a razão pela qual ele instalou este radar. É enorme para uma nave deste tamanho, mas tanto ele como o seu hardware permite-lhes detectar atividades hostis minutos antes que os inimigos saibam que a Millennium Falcon esteve por lá, permitindo-lhes mudar o curso sem ser detectados. É claro que ela é tão grande que quase causou um acidente durante seu voo através da nova Estrela da Morte.


10. Ela é veloz. Muito veloz!

curiosidades-millennium-falcon_10

Sim, todos nós sabemos que a Millennium Falcon completou o temeroso trecho de Kessel com o tempo mais rápido já registrado, certamente a maior reivindicação de Solo para sua fama quando ele se encontra com o jovem Luke Skywalker no episódio “Uma Nova Esperança.”

Inclusive, suas características de cargueiro aliadas à sua supervelocidade eram necessárias para entregar cargas de substâncias proibidas entre os cruzadores da frota imperial sem ser detectados, e não existia na época, espaçonave que pudesse realizar este serviço. A Millennium Falcon apareceu do nada para acabar com este problema.

A principal razão é porque o sistema hyperdrive melhorado da Millennium Falcon lhe permite ir além de hipervelocidade, para torná-la um das mais rápidas naves não imperiais em uso, pois é duas vezes mais rápida que as naves de guerra imperiais. Com este aumento de velocidade, Solo e Chewbacca tiveram que implementar um novo sistema de navegação muito mais sofisticado do que o YT-1300 padrão usava. Diga o que quiser sobre a sua miscelânea de peças, mas a hipervelocidade funciona muito, muito bem (quando funciona).


9. Ela requer uma tonelada de reparos

curiosidades-millennium-falcon_9

Todas essas modificações têm um preço. Elas não foram profissionalmente instaladas em manutenções em locais apropriados, mas enquanto Solo e Chewbacca geralmente estavam em fuga ou a trabalho, as enormes quantidades de componentes ilegais transportados e não licenciados eram instalados ilicitamente, em uma espaçonave que vivia quase que constantemente em manutenção.

Solo costumava dizer que se você quer a velocidade, você tem que trabalhar para isso. Afinal, a Millennium Falcon lhe salvou a pele não só uma, mas várias vezes. Outro fator levado em consideração por Solo era a autonomia da nave, e esta espaçonave era realmente econômica! Com os quatro tanques sobressalentes de combustível instalados próximos ao núcleo de seu reator, ela os levava para onde quisessem e apenas necessitava um abastecimento por mês.


8. Foi o Chewbacca que solicitou a mesa de jogo holográfico

curiosidades-millennium-falcon_8

O principal compartimento de carga está equipado com um salão que apresenta uma mesa de jogo holográfico, que foi instalado a pedido de Chewbacca. Embora seu desempenho em Dejarik (o jogo que eles jogam durante os eventos de “Uma Nova Esperança”) contra R2-D2 pode sugerir o contrário, Chewbacca era um campeão do jogo em seu planeta natal de Kashyyyk. Desde que foram confinados juntos dentro da Millennium Falcon, Chewbacca tentou ensinar Solo como jogar e vencer, mas ele nunca foi capaz de lidar com isso. Bem, talvez ele não quisesse ver Chewie irado depois que ele perdesse…


7. Solo ganhou a Millennium Falcon por enganar Lando Calrissian em um jogo de cartas

curiosidades-millennium-falcon_7

Um jogo no qual Solo é bom é Sabacc. Um popular jogo de cartas com muitas chances de apostas. Solo era tão bom em sabacc que ele entrou na Cloud City Sabacc Tournament e venceu mais de 100 concorrentes. Cinco foram qualificados para o jogo final, mas eles logo foram ficando para trás até Solo entrar na disputa contra Lando Calrissian. Depois de perder todos os seus créditos na última rodada, Calrissian apostou qualquer uma de suas espaçonaves de seu lote particular contra Solo. Solo ganhou a mão e levou a aposta escolhendo a Millennium Falcon – a nave pessoal de Calrissian! – como prêmio. Calrissian protestou, dizendo que esta nave não fazia parte de sua aposta, mas Solo convenceu que ela tecnicamente fazia parte de seu lote, e Calrissian teve de admitir.

Solo argumentou que a escolha foi justa pois Calrissian tinha adquirido a Falcon em uma aposta do mesmo jogo Sabacc de um jogador que não pôde cobrir a dívida.



6. A espaçonave talvez já tenha pertencido aos membros do Conselho Jedi

curiosidades-millennium-falcon_6

A história sobre a propriedade da Falcon é desconhecida, principalmente porque a placa de identificação da espaçonave foi removida há muito tempo para ajudar os esforços de contrabando de Solo. Não há nenhuma documentação para provar o contrário, mas há uma abundância de rumores que afirmam que a espaçonave já havia sido usada antes secretamente por membros do Conselho Jedi antes de Palpatine chegar ao poder. Seria uma reviravolta irônica de eventos que com o tempo, culminaram com a devolução da nave para a revolução, sendo ela reutilizada para a batalha contra os anos de Império posteriores.

Agora, o mistério de propriedade não é o caso no universo extendido de Star Wars, que, naturalmente, é agora considerado não-canônico. Lá, toda uma história foi remapeada revelando os registros da Millennium Falcon e mostrando vários de seus feitos em corridas, sendo inclusive rebatizada eventualmente de Stellar Envoy, e participando nas Guerras Clônicas nas mãos do Jedi.


5. Ela lutou contra os borgs em Star Trek

curiosidades-millennium-falcon_5

É um crossover que ninguém esperava, mas quando o mundo estava em perigo, a Millennium Falcon veio em seu auxílio. Se você olhar de perto durante o ataque ao enorme cubo Borg durante Star Trek: First Contact você verá uma forma familiar lutando ao lado da Força Estelar e da USS.Enterprise. Nenhuma palavra no entanto foi dita sobre se Solo e Chewbacca estavam no comando da nave naquela batalha.

É muito, muito pequeno, mas se você aumentar o zoom na tela você poderá realmente vê-la aos 4:23 deste vídeo, em meio a diversos tiros. Esta foi a obra de um tal de John Knoll, supervisor de efeitos especiais da aclamada Industrial Light & Magic que trabalhou em Star Trek Primeiro Contato, e depois participou de edições de efeitos especiais em Star Wars e, sim, este é o novo modelo digital da nova Millennium Falcon.


4. Ela foi diretamente responsável pela criação da série Firefly

curiosidades-millennium-falcon_4

Sem a Millennium Falcon, não haveria Firefly. Pode parecer uma inspiração óbvia, sendo que o cult clássico de Joss Whedon conta a história de um grupo de bandidos e contrabandistas que voam ao redor do espaço com uma espaçonave (Serenity) com muita personalidade (vale lembrar que Solo também era um contrabandista).

O próprio Whedon já disse muitas vezes que a Millennium Falcon foi uma influência direta sobre o estilo de sua série de curta duração. Afinal de contas, o personagem principal de Firefly é basicamente Han Solo. A única diferença principal entre as duas espaçonaves reside no fato de que a Serenity é desprovida de armas, enquanto a Falcon tem um bom arsenal de canhões blaster e mísseis de concussão prontos para o combate.


3. O som da Millennium Falcom é idêntico ao de um avião a jato comercial

curiosidades-millennium-falcon_3

Fiel à história do Millennium Falcon, o avião que leva os seus efeitos de som é bastante modesto, o McDonnell Douglas DC-9. Esse avião foi fabricado em 1965 como um bimotor, embora fosse um avião a jato de corredor único que carregava sentados de 80 a 135 passageiros. Construído para voos suburbanos de distância média, é quase impossível de se imaginar que os sons dos motores da Millennium Falcon sairiam deste modelo em particular.

O truque? O som do motor icónico da Falcon é, na verdade, dois motores em um, ou seja, cada som de cada motor do DC-9 foi gravado em separado fora de sincronia, e depois misturados os dois sons, gerando o som inconfundível da Millennium.

Esse pequeno detalhe faz um som futurista fora do que de outra maneira, seria o som padrão de motores a jato. Há uma razão pela qual um dos poucos efeitos sonoros que você ouviu no trailer de O DESPERTAR DA FORÇA ser o do motor da Falcon: alguns outros sons são tão instantaneamente reconhecíveis?


2. Millennium Falcom é o conjunto mais popular da Lego

curiosidades-millennium-falcon_2

Star Wars e LEGO andam juntos há muito tempo, e não deve ser nenhuma surpresa que de todas as centenas de conjuntos LEGO disponíveis no site Amazon.com, a Millennium Falcon é a número 1 em vendas. Esta última versão apresentada faz referência ao episódio O DESPERTAR DA FORÇA, e por US$ 149,99, o kit vem com 1329 peças e sete mini-personagens (incluindo um pequenino BB-8) e pesa 2,3 Kg. É definitivamente o tipo de coisa que você vai construir para exibir em sua casa ou escritório.

Note-se que este não é o Ultimate Collector Millennium Falcon, que foi lançado em 2007. Este possui 5.196 peças e é uma monstruosidade (o maior de todos os tempos). Além de estar fora dos catálogos, ainda hoje é comercializado por milhares de dólares em mercados secundários.


1. A Millennium Falcon foi projetada no último minuto, depois de George Lucas comer um hambúrger

curiosidades-millennium-falcon_1

A ILM (Industrial Light & Magic) internamente se referiu a esta espaçonave como sendo “o Burger” porque foi dito que sua criação foi baseada em um hambúrguer mordido.

O modelo original para o Millennium Falcon foi alterado no último minuto, a pedido de George Lucas, porque ele pensou que o projeto muito se assemelharia às espaçonaves de transporte Eagle utilizadas no Espaço.

Sem tempo para pesquisas, basearam o desenho da Millenniun Falcon em uma das mais inusitadas situações: em uma de suas refeições, quando Lucas deu uma mordida em um hambúrguer e colocou-o ao lado de uma oliveira em um palito, a ideia surgiu.

É isso mesmo; o design icônico da espaçonave mais conhecida foi inspirado em uma das refeições mais populares dos EUA. Quem teria pensado que uma das espaçonaves mais emblemáticas da ficção científica viria de um lugar tão inócuo? No entanto, ele é perfeito para a Falcon, que é tão memorável, especial, e simples.

[screen rant]

Tags:
veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!