trabalhando-na-internet

Se você navega pela internet há algum tempo, já deve ter visto em sites por aí propagandas do tipo “Ganhei R$ 7 mil em apenas uma semana trabalhando em casa!”, ou “Ganhe dinheiro trabalhando em casa! Saiba como!”. Conhecendo bem o perfil de leitores que nos visitam, obviamente você não caiu nessa, afinal nem tudo o que reluz é ouro. Mas será que realmente existe um meio de ganhar dinheiro pela internet, sem sair de casa e sem ter que fazer um bom investimento nisso?

A resposta a esta pergunta é: SIM! Prova disto é o próprio sujeito que vos escreve este texto, por exemplo, que não “bate cartão” em empresas há mais de 4 anos. Minha inteira renda – e dos sócios daqui – vem deste humilde blog que você provavelmente visita todos os dias, então posso lhe garantir que é possível sim ganhar dinheiro trabalhando pela internet, sem sair de casa.

Mas se você quer muito fazer isso, antes é preciso seguir a mesma receita de sucesso que os grandes empreendedores seguiram antes de chegar ao topo: é preciso planejar. E isto não se aplica a apenas lojas virtuais, mas sim para qualquer negócio que você talvez opte por se dedicar. Reuni então neste artigo algumas dicas para você que talvez queira começar. Veja a seguir:


Entre as razões das pessoas optarem por um negócio online estão:

  • O investimento para montar um negócio na Internet é, de certa maneira, menor do que no mundo físico;
  • A perspectiva de crescimento, principalmente no Brasil, é simplesmente gigantesca;
  • Você não precisa depender muito das outras pessoas, seu negócio na internet precisará mais de você do que dos outros;
  • Você pode fazer seu horário, e poderá, se quiser, ir ao banco de chinelo às 10 h da manhã em plena terça-feira, e o seu saldo bancário não será muito diferente do de outras pessoas.

Mas antes de tudo, é preciso se perguntar se você está realmente disposto a enfrentar esse desafio, já que manter um negócio online não é muito diferente do que manter um negócio físico, e existem diversas barreiras a serem vencidas antes que o negócio se torne realmente lucrativo. Vamos considerar alguns pontos:

1. Planejamento

trabalhando-na-internet_1

Nenhum negócio na internet dará certo se você não o planejar antes nos mínimos detalhes. Aquela história de “vamos fazendo e depois a gente acerta” já não funciona mais, e você terá que ter bem em mente que a concorrência na internet é extremamente agressiva.

“Desenhe” muito bem o que você deseja fazer, valendo-se de todos os recursos para esta etapa, como análise do projeto, plano de negócios e planilhas detalhadas de cada etapa e investimento que você terá que fazer.
Não se trata apenas de uma questão de “montar um negócio na internet”, mas também de como você irá planejar esse negócio, para poupar tempo, reduzir riscos e economizar recursos.


2. Seja profissional

trabalhando-na-internet_2

No universo dos negócios online definitivamente não há mais espaço para amadores e curiosos. Esqueça aquela história, por exemplo, de “ah, meu site quem fez foi meu sobrinho que mexe com computador” ou coisas do tipo.

Criação de sites é coisa séria! Seu site será a imagem da sua empresa na internet, então ele deverá ser criado por um bom profissional, ou por uma agência de web design, ou em último caso, ser criado através de um serviço de qualidade da internet. O problema é que contratar agências de criação de sites, além de ser estressante, pode custar mais do que você imagina. Às vezes, o fato de não conhecermos muito bem sobre o assunto pode induzir estes profissionais a se aproveitar da situação, cobrando um valor maior do que serviço realmente vale. E mesmo que o site seja criado por um profissional liberal, o valor obviamente será bem salgado, e se você não tiver muito capital para iniciar sua empresa, ou simplesmente prefere usar o dinheiro para outra finalidade, só lhe resta então criar você mesmo o site de sua empresa, e nós recomendamos a Wix.com, um serviço online gratuito e cheio de recursos para que qualquer pessoa possa criar, mesmo que esta pessoa não entenda nada de programação. Através do serviço é possível criar sites simples ou lojas virtuais com editor arrasta e solta, galerias de imagens, acervo de imagens para montar páginas, formulários de contatos e muito mais. Mas se achar trabalhoso criar o seu, o Wix conta também com lindos templates, ou seja, modelos de sites que já vêm semi-prontos. Além disso os sites feitos lá possuem otimização para dispositivos móveis, uma hospedagem segura, e suporte 24/7, algo extremamente importante para quem não quer começar e não quer ficar na mão.

Outra história popular “furada” é aquela que diz que “você não precisa entender nada de Internet para ganhar dinheiro nela”. Saber a melhor maneira de divulgar sua empresa na Internet, por exemplo, é fundamental para a saúde do seu negócio.

Invista seu tempo lendo artigos em blogs de marketing confiáveis com dicas sobre como promover seu conteúdo, no caso de blogs, ou seus produtos, no caso de e-commerce, nas redes sociais ou em outros canais confiáveis de publicidade, como Google Adwords, por exemplo.


3. Defina bem seu orçamento

trabalhando-na-internet_3

Há diversos tipos de negócios pela internet, mas as coisas na web não funcionam de graça, e muitas vezes não são tão “baratinhas” quanto as pessoas pensam.

O custo para manter este blog, incluindo salários de colaboradores, o servidor dedicado, os cafés e as bolachas, por exemplo, é bem salgado. Mas nosso blog já tem mais de 8 anos de vida e para mantê-lo vivo exige-se muito mais do que um blog que está nascendo agora. Se optar por iniciar e manter um blog, você não precisará investir um capital pesado no início, na realidade no começo você terá que investir mais de seu tempo do que do seu dinheiro.

Mas além de blogs, você poderá escolher também entre prestação de serviços de vendas, marketing ou publicitários, serviços de consultoria online ou mesmo o tradicional e-commerce.

No caso do comércio eletrônico, por exemplo, é necessário considerar o investimento de aproximadamente 30% do orçamento para a plataforma de e-commerce e o restante para a implementação das estratégias de marketing digital do e-commerce.

De nada adianta um negócio online ser bem estruturado se não conta com uma boa divulgação. Tenha em mente que na Internet, talvez mais do que em qualquer outro ambiente, o marketing é tudo!


4. Seja diferente e criativo

trabalhando-na-internet_4

Se você deseja ser só mais um ao lado de milhares de outros iguais a você, podemos adiantar que seu negócio não vai dar certo. Veja por exemplo, o caso dos sites de cupons de desconto ou de compras coletivas. Todos resolveram copiar o que parecia ser “a receita do sucesso”, mas pouco tempo depois, todos simplesmente faliram ou estão quase chegando a este estado.

Para que seu negócio vá adiante, é necessário então que ele tenha um diferencial criativo. Destaque-se criando algo que ninguém pensou, ou até mesmo fazendo o mesmo que alguém já faz, só que de um jeito novo e impensado. Só assim você conseguirá driblar a agressividade da competitividade dos negócios online e chegar ao topo do sucesso com seu negócio.


5. Escolha com cuidado seus parceiros

trabalhando-na-internet_5

Esta é um ponto extremamente importante para quem deseja montar um negócio na internet: Escolher muito bem os seus parceiros, tanto os tecnológicos como os fornecedores. Um negócio de sucesso na internet é formado por um conjunto de pequenos fatores, e por isso não se pode admitir elos fracos nessa corrente. Um parceiro comercial ou tecnológico fraco pode botar tudo a perder. No caso do e-commerce então, isso poderia ser um desastre.

Se optar por e-commerce, pesquise por fornecedores de plataformas de e-commerce que atendam a todos os requisitos que procura e busque por fornecedores sérios – de preferência nacionais – que possam cumprir os prazos de entrega acordados.


6. Trabalhe muito, mas com amor

trabalhando-na-internet_6

Essa é uma das mais importantes dicas, por isso resolvi deixá-la por último. Antes de ter um negócio na Internet tenha em mente que você não deve pensar apenas no dinheiro que pretende ganhar com ele. Se fizer isso você nunca conseguirá atingir seus objetivos.

Pelo contrário, você deve primeiro se dedicar de tal forma que todo o esforço compense por sua satisfação pessoal. Então você realizará um ótimo trabalho e só depois poderá colher os frutos disso.

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!