Não adianta remar contra a maré, os robôs humanóides já estão fazendo parte de nossa vida cada dia mais. No Japão não raro os encontramos trabalhando em recepções ou interagindo com crianças em escolas ou shopping centers. Hoje nós iremos conhecer mais um personagem a entrar para a nossa coleção de robôs, o Rollin’ Justin, um robô que sabe jogar bola e até fazer café.

O robô foi construído pelo Instituto alemão DLR. Ele combina a enorme flexibilidade de seus braços, mãos e dedos com agilidade e precisão. Justin é capaz de identificar em fração de milésimos de segundo o percurso de uma bola no ar e ajustar seus movimentos para pegá-la. Para “enxergar” a bola ele utiliza duas câmeras em seu rosto e para realizar os movimentos ele conta com juntas espalhadas pelos braços, mãos e torso, todas funcionando de forma sincronizada dando a ele movimentos muito similares aos dos seres humanos. Para controlar seus movimentos você ainda pode utilizar seu iPad, assim ele passa a executar só o que você deseja e você pode mostrar a ele quem está no comando.

É possível programá-lo com uma rotina pré estabelecida para que ele possa por exemplo preparar o café. Ele então utiliza sensores de pressão e as câmeras para realizar praticamente todo o trabalho de forma autônoma. Se ele consegue até preparar o café, limpar a casa com ele é tarefa fácil! O problema é que o nosso amigo por enquanto é apenas um protótipo, tem muito a evoluir antes de chegar aos nossos lares. Será que o café que ele faz é bom?

[Via Laughing Squid]

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link