AIDA é o nome do sistema integrado ao veículo conceito criado através de uma parceria entre os Engenheiros do MIT e a Audi. O sistema transforma o console inteiro do veículo em uma enorme GPS com mapas em 3D. O AIDA está em sua segunda versão, a anterior se tratava apenas de um pequeno robô equipado com um sistema GPS que auxiliava o motorista lhe dando orientações sobre o percurso. A versão 2.0 do sistema é completamente diferente, não há mais robô e o motorista agora pode mergulhar em um enorme display tridimensional bem debaixo do seu nariz repleto de informações enquanto dirige pela cidade. Veja a seguir mais informações e um vídeo com um veículo equipado com o novo sistema AIDA.

A idéia por trás do AIDA 2.0 é entregar toda a informação necessária ao motorista, facilitando sua vida enquanto estiver no volante. Praticamente TODO o console do veículo, incluindo o painel de instrumentos e até mesmo os espelhos retrovisores são convertidos em um display 3D que se atualiza em tempo real enquanto o carro se move.

Além de criar uma rota para o seu percurso, o AIDA ainda exibe no mapa diversas informações como Pontos de Interesse (POIs), sugestões de restaurantes próximos que talvez você possa se interessar, postos de gasolina, seus compromissos e muito mais. O mais interessante é que quanto mais você usa o AIDA, mais ele aprende sobre você e mais eficaz ele se torna em informar o que for interessante a você quando precisar dele.

O grande problema é que com tanta informação à sua frente, o motorista poderá se distrair com muita facilidade. A impressão que se tem é que estamos dentro de um jogo de videogame. Por este motivo dificilmente um sistema assim ganharia as ruas.

[Via DVICE]

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link