Todos os anos a história é a mesma: No verão centenas de milhares de pessoas viajam de férias em busca de praias ou rios para se refrescar e descansar. Já morei em uma cidade praiana durante 7 anos e durante todos este tempo a história sempre se repetia, infelizmente muitos banhistas abusam e acabam se afogando. É por isso que nesta época vemos tantos salva-vidas nas praias. O problema é que dependendo da situação, ao salvar uma vida um salva-vidas acaba colocando sua vida também em risco. Então porque não deixamos que a tecnologia cuide disto para nós quando a situação for de alto risco?

Esta é a ideia por trás destas bóias salva-vidas eletrônicas chamadas RC – Controlled Life Buoy. Como o nome diz, as bóias são controladas por controle remoto pelos próprios salva-vidas. A bóia seria alimentada por baterias que por sua vez poderiam ser recarregadas por células solares quando não estivessem em uso.


O controle seria de borracha e à prova d’água e teria um manche de controle na ponta, com um design muito parecido com o controle do Playstation Move, só que sem controle por movimentos, é claro. A bóia é uma ideia tão óbvia que fica até difícil entender por que ninguém pensou nisso antes.

Se a moda pegar tudo indica que em breve um bom salva-vidas não será apenas aquele que nada bem, mas sim aquele que tem habilidade em controlar brinquedos de controle-remoto. O projeto foi criado por um grupo de designers e é o grande campeão de um concurso de design e boas ideias chamado Lite-On Award 2011. Infelizmente por enquanto a bóia é apenas um conceito.

[Via Yanko]

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link