maior-cemiterio-mundo-wadi-al-salaam

Wadi us-Salaam, que em uma tradução literal significa “Vale da Paz”, é um cemitério Islâmico localizado na cidade santa de Najaf, no Iraque. O cemitério se estende por uma área de mais de 6 km quadrados e contém os restos mortais de milhões de pessoas.

A cidade de Najaf, por si só já é grande, possui algo em torno de 600 mil habitantes, mas ao olharmos para as imagens podemos a seguir calcular a enormidade do cemitério, que mesmo depois de 1400 anos ainda está em funcionamento e tem uma extensão maior que 10 km!

maior-cemiterio-mundo-wadi-al-salaam_3

Além disso o ambiente tem uma importância muito grande na crença Xiita, que segue o mandamento trazer os corpos dos fiéis para o cemitério Wadi us Salaam, independentemente de como foram mortos ou enterrados, além de “guardar” os que foram mais ricos e influentes no país.

As covas são feitas de tijolos cozidos e são distribuídas para diferentes níveis de classes sociais. Lá encontramos por exemplo covas para famílias inteiras, que são maiores e mais altas dos que as demais. Também existem covas subterrâneas, que podem ser acessadas por meio de escadas, o que estende ainda mais a extensão do cemitério.

Durante a guerra do Iraque em 2003, soldados de armamento pesado ficavam escondidos entre as tumbas e emboscavam as tropas americanas que passavam, logo após os ataques eles recuavam e se escondiam nos diversos mausoléus e passagens, deixando os americanos sem escolha para perseguição.

O exército dos Estados Unidos então começou a bombardear o local, e destruir partes do cemitério o que só serviu para aumentar ainda mais a tensão entre os países. Ainda nos dias de hoje podemos encontrar tumbas reviradas e destroços por todo o lugar.

Com os atentados violentos que o Iraque vem sofrendo ultimamente, o cemitério cresceu 40% desde 2003 pois além da guerra do Iraque eles também tiveram muitas guerras civis – principalmente por disputas religiosas. Apesar da péssima publicidade que estes eventos deixaram, atualmente fazem parte apenas do passado, a maioria das disputas religiosas do Iraque terminaram e os mortos finalmente podem descansar em paz. Veja mais imagens do cemitério na galeria a seguir

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!