A maquete da casa já está pronta! E não será uma casa comum, a ideia é que ela tenha o design de uma Fita de Möbius, design este que lembra um pouco as construções de Oscar Niemeyer. Simplificar para quê se podemos “complicar as coisas”, certo?

Quem teve a ideia maluca de construir uma casa com uma impressora 3D foi o estúdio de arquitetura holandês Universe Architecture. Eles pretendem utilizar uma impressora D-Shape gigante, com capacidade de imprimir peças de larga escala, blocos de até 6 x 9 m de uma vez só. Os blocos são feitos com uma mistura de areia e uma cola especial, mas serão ocos e posteriormente preenchidos com concreto reforçado com fibra, tornando cada bloco resistente o suficiente para suportar o peso de uma casa e de quem ou do quê estiver dentro dela.

Outros arquitetos já tentaram produzir casas com blocos feitos em impressoras, mas os outros projetos eram pequenos em relação a este. Trata-se da primeira residência em escala real do mundo totalmente construída a partir de uma impressora 3D. Com base nas estimativas dos arquitetos, vai demorar cerca de 18 meses para a casa ficar pronta.

Você deve ter se perguntado: Porque construir usando uma impressora 3D? Este é um pontapé inicial a o início de uma nova era da arquitetura. A tecnologia tem se tornado cada vez mais acessível, e convenhamos que ela tem facilitado muito nossas vidas. Com peças produzidas em impressoras os custos de produção poderiam ser reduzidos, reduzindo por sua vez o custo final de uma casa. Além disso projetos criados a partir de impressoras podem ser diferentes e inovadores, pois graças a impressoras como estas arquitetos e engenheiros podem encomendar blocos e peças diferentes dos convencionais que encontramos em casas de materiais de construção, e por sua construírem casas com um visual mais bonito e futurista.

[dezzen | technabob]

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!