Eu já vi o iPhone e iPad sendo transformado em calculadora de engenheiro, controle remoto de TV, microscópio e até máquina de cartão de crédito, mas esta nova habilidade que vamos conhecer hoje é inédita. Eletricistas e Técnicos eletrônicos, agora vocês já têm mais um motivo para ter um iPad, iPod touch ou iPhone. Uma empresa chamada Oscium lançou um aplicativo chamado iMSO-104 capaz de transformar seu gadget em um osciloscópio, com praticamente as mesmas funcionalidades de osciloscópios convencionais.


Pra quem não sabe, osciloscópios são aqueles aparelhos usados também em hospitais que capturam o pulso de pacientes transformando-os em formas de ondas. Esta é a primeira vez que vejo aparelhos da Apple serem empregados como aparelhos de instrumentação eletro-eletrônica. Para que os aparelhos se transformem em um osciloscópio é necessário um acessório que funciona plugado na porta de 30 pinos padrão localizada embaixo do iPad/iPhone/iPod. O acessório possui uma ponteira padrão analógica de 1x/10 e 4 ponteiras para sinais digitais (+ terra). O aplicativo captura sinais de até 5 MHz e 12 MSPS (mega amostragens por segundo) e é capaz de capturar 1 forma de onda analógica e os 4 sinais digitais simultaneamente. Os gráficos podem ser aquisitados e enviados por e-mail.

O sistema é compatível com iPods Touch de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª geração, iPhone 4, iPhone 3GS, iPhone 3G, iPhone e iPad. O aplicativo iMSO é gratuito e já pode ser encontrado na App Store, mas não funciona sem o acessório, que pode ser encontrado à venda na loja do fabricante Oscium por US$ 279.99, algo em torno de R$ 445. Para maiores informações técnicas sobre ele acesse agora o site do fabricante neste link.

[Via Geeky-Gadgets]

Tags:
veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link