inventores-morreram-proprias-invencoes
Quando pensamos em inventores, a primeira coisa que vem na nossa mente é que esta é uma profissão divertida. Afinal quem não gostaria de ficar rico com uma invenção simples e criativa, e ainda criar algo revolucionário para mudar o mundo? Mas o que muitos não sabem é que muitos inventores acabam morrendo com seus próprios inventos.

Reunimos em uma lista a história de 25 inventores que tiveram esse trágico fim. Apesar de serem tristes, as histórias são curiosas. Olha só:


1. Michael Dacre – Invenção: Táxi Voador

inventores-morreram-proprias-invencoes_1
Michael foi um piloto britânico de testes e um pioneiro pela sua invenção, o “Táxi Voador”, desenhado para proporcionar um método rápido e barato de transporte entre metrópoles. Ele morreu em sua própria aeronave enquanto fazia testes de voo. O avião despencou do céu e a queda e a explosão acabou por tirar a vida do inventor. Isso me lembra que nunca devo tomar um “Táxi Voador”.


2. Haroutune Krikor Daghlian Jr. – Invenção: Bomba atômica

inventores-morreram-proprias-invencoes_2
Nascido em 1921 nos Estados Unidos, Haroutune foi um descendente armênio que trabalhou no Projeto Manhattan (equipe que pesquisou e fabricou as primeiras bombas atômicas). Ele se irradiou acidentalmente em agosto de 1945 com uma esfera de plutônio, e morreu apenas 25 dias depois do acidente. Tsc tsc…


3. Wan Hu – Invenção: Uma cadeira que o levaria para a Lua


inventores-morreram-proprias-invencoes_3
De acordo com uma lenda chinesa, Wan Hu foi um funcionário do governo chinês do século XVI que trabalhou durante a Dinastia Ming. Tinha ambições de viajar para a Lua por meio de uma cadeira especial que ele mesmo projetou. Sua intenção era acender 47 foguetes presos em sua cadeira, o que pode muito bem ter sido verdade, pois há relatos sobre o uso de foguetes datados do século 13, na China. Ao acender sua cadeira, em vez da cadeira impulsionar o ambicioso inventor para o ar, os foguetes explodiram, matando o oficial. BOOM!



4. Abu Nasr Isma’il ibn Hammad al-Jawhari – Invenção: Asas de madeira

inventores-morreram-proprias-invencoes_4
Nascido no atual Cazaquistão, Jawhari foi um autor de um dicionário árabe contendo cerca de 40.000 palavras. Além do dicionário, ele ficou também conhecido na história árabe por tentar voar com um par de asas de madeira que ele inventou. Ele saltou do telhado de uma mesquita na cidade velha de Nishapur para testar sua invenção, mas ao invés de voar ele acabou esborrachando no chão.


5. Li Si – Invenção: Instrumento de tortura “Cinco Dores”

inventores-morreram-proprias-invencoes_5
Li Si foi um famoso legista, calígrafo e influente chanceler da dinastia de Qin na China, que viveu entre 246 AC e 208 AC. Li Si também é o inventor de um método de tortura terrível chamado “Cinco Dores” (ou “Cinco Punições”). De acordo com a história chinesa, neste método brutal a testa da vítima é marcada primeiro, em seguida o nariz é cortado, depois os pés, após disso a vítima é castrada para finalmente ser executada. O problema é que, depois a morte do imperador, Li Si foi executado com sua própria invenção.


6. Cowper Phipps Coles – Invenção: Convés especial para navios de guerra

inventores-morreram-proprias-invencoes_6
Nascido em 1819, Coles era um inventor Inglês e distinto capitão da Marinha Real que inventou uma torre giratória para os navios durante a Guerra da Crimeia. Após a guerra, seu navio, o HMS Captain – que era um navio de guerra experimental especialmente construído para testar seus projetos – exigiu várias modificações perigosas, incluindo um chamado “convés superior”, que acabou interferindo no centro de gravidade do navio, fazendo com que o navio naufragasse em setembro de 1870. Coles, juntamente com mais de 500 pessoas da tripulação, acabaram se afogando. Glub glub!



7. Franz Reichelt – Invenção: Um “terno pára-quedas”

inventores-morreram-proprias-invencoes_7
Apelidado de “Alfaiate Voador”, Franz Reichelt era um alfaiate francês, inventor e pára-quedista pioneiro, nascido na Áustria. Reichelt estava trabalhando em uma roupa especial para aviadores que se convertia em um pára-quedas e lhes permitia sobreviver a uma queda de um avião. Os experimentos iniciais, realizados com manequins que caiam do quinto andar de seu prédio, tinha sido aprovados, então ele decidiu fazer o teste final por si mesmo. Ele equipou sua invenção e pulou da Torre Eiffel, mas o pára-quedas não funcionou e… ploft!


8. Thomas Andrews Jr – Invenção: Titanic

inventores-morreram-proprias-invencoes_8
Nascido em Comber, County Down na Irlanda em 1873, Thomas Andrews foi um empresário irlandês, construtor de navios, diretor-gerente e chefe do departamento de elaboração e construção naval Harland and Wolff em Belfast, na Irlanda. Ele também foi o arquiteto-chefe naval do Titanic e foi a bordo durante a sua viagem inaugural em abril de 1912. Seu conhecimento acabou sendo seu maior inimigo, visto que estava entre as mais de 1.500 pessoas que perderam suas vidas nesta famosa tragédia, que mais tarde acabou virando filme.


9. William Nelson – Invenção: Bicicleta motorizada

inventores-morreram-proprias-invencoes_9
Nascido em 1879, William Nelson era um engenheiro e inventor americano que trabalhou para a General Electric. Especializado em motorizar bicicletas, Nelson inventou um motor em 1903, mas acabou sofrendo uma lesão fatal enquanto testava um protótipo de uma bicicleta motorizada que ele testava com este motor.



10. Otto Lilienthal – Invenção: Planador

inventores-morreram-proprias-invencoes_10
Conhecido como o “Rei Planador”, Lilienthal foi um pioneiro da aviação alemã. Foi o primeiro inventor a ter seu invento documentado após conseguir planar com sucesso. Ele fez vários vôos bem sucedidos, alcançando uma distância de até 250 metros. No entanto, durante um dos vôos seu planador se partiu e ele caiu de uma altura de cerca de 15 metros. Ele acabou fraturando o pescoço e morreu cerca de 36 horas após o acidente. Ugh!


11. Henry Winstanley – Invenção: Farol

inventores-morreram-proprias-invencoes_12
Winstanley foi um pintor Inglês e engenheiro, sendo mais lembrado pela construção do primeiro farol de Eddystone. Ele estava tão confiante com a construção que manifestou o desejo de estar no interior do farol durante uma tempestade. Ele conseguiu o que queria, mas o farol não resistiu a uma enorme tempestade que aconteceu em novembro de 1703, e acabou desabando com Henry e outras cinco pessoas dentro.


12. Valerian Abakovsky – Invenção: “Aerovagão”

inventores-morreram-proprias-invencoes_11
Nascido em 1895, Abakovsky foi um engenheiro russo famoso por inventar o “Aerovagão” – um vagão de alta velocidade experimental equipado com um motor de avião e tração por hélice (uau!). A invenção foi bem-sucedida em sua viagem de Moscou a Tula, mas no caminho de volta para Moscou, o Aerovagão descarrilou em alta velocidade, matando todos a bordo, incluindo o próprio inventor.


Pág: 1 2ver tudo

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!