curiosidades-n64

O Nintendo 64 foi o console do coração de muitos gamers do passado, e mesmo os que não tiveram esse console sem dúvida nenhuma conhecem o famoso N64. Um dos maiores hits da Nintendo carrega consigo diversas curiosidades em sua história, curiosidades estas que muita gente não sabe. Existem várias delas, mas separamos 15 delas e com certeza pelo menos uma delas irá surpreender você. Olha só:


1. O Nome Nintendo 64

curiosidades-n64_1

No começo de seu desenvolvimento o codinome do projeto que abraçava esse videogame era Projeto Realidade. Com o passar do tempo, os desenvolvedores mudaram o nome do console para Nintendo Ultra 64, e por fim ele foi lançado simplesmente como Nintendo 64, sendo conhecido principalmente pela sigla N64 ou somente 64. Alguns talvez não saibam disso, mas o número 64 se deve à quantidade de bits de sua capacidade de processamento, 64 bits.


2. Apenas 200 dólares

curiosidades-n64_2

A Nintendo revolucionou o mercado na época jogando o preço do console lá pra baixo. Os consoles dessa geração eram lançados nos Estados Unidos custando em média 400 ou 500 dólares, o que para nós equivaleria a algo em torno de 1200 reais (sem impostos). Quando o N64 chegou ao mercado ele custava somente 200 dólares. Mesmo se adicionássemos o índice de inflação, ele custaria aproximadamente 300 dólares, ou uns 750 reais, já pensou o Wii U sendo vendido por esse preço em sua estreia?


3. O Japão ganhou um jogo extra


curiosidades-n64_3

No lançamento do N64 nos Estados Unidos, o console vinha com dois jogos, o Super Mario 64 e o Pilot Wings 64. O Japão por sua vez, além de ter o videogame 3 meses antes, ainda ganhou um terceiro jogo, o Saikyou Habu Shogi, um jogo de tabuleiro característico do Japão.


4. O último a usar cartucho

curiosidades-n64_4

O 64 foi o último videogame que usou cartuchos para armazenar e reproduzir seus jogos, sendo substituído pelos CDs e mídias posteriores, mas você sabe qual foi o último cartucho produzido para o Nintendo 64? Foi o Tony Hawk Pro Skater 3, um sucesso da Activision que foi lançado em Agosto de 2002.


5. Ajudinha “extra”

curiosidades-n64_5

A fabricação do Nintendo 64 seria impossível sem a ajuda de mais duas empresas, são elas: A Silicon Graphics e a MIPS Technology, ambas responsáveis pelo hardware usado nos gráficos 3D e pelo processador do console.



6. Lançamento atrasado

curiosidades-n64_6

Originalmente, o N64 seria lançado no natal de 1995. Problemas aconteceram e o lançamento acabou só acontecendo em meados de Junho de 1996 no Japão, chegando 3 meses depois nos Estados Unidos e só sendo lançado na Europa e aqui na América do Sul no ano seguinte, ou seja, em 1997, quase dois anos depois da data oficial.


7. Tratamento especial

curiosidades-n64_7

O lançamento do Nintendo 64 foi aguardado por uma legião de fãs, e quando chegaram nas lojas foram vendidos praticamente no mesmo dia. Muitos dos artistas e atletas famosos ligaram diretamente para a central da Nintendo em busca de um tratamento preferencial, entre os nomes que ligaram para lá estão Steven Spielberg e Matthew Perry. Se realmente receberam o tal atendimento especial, é difícil dizer, mas eu não duvido que tiveram.


8. Menos de 400 jogos

curiosidades-n64_8

Mesmo sendo um grande console, o videogame teve um número digamos que… “limitado” de títulos. Enquanto seus antecessores SNES, e até mesmo o NES, tiveram mais de 700 títulos cada um, sendo espetacularmente superado pelo Playstation com mais de 1100 jogos, o 64 não teve mais do que 400 títulos disponíveis para os fãs.


9. O único multicolorido desta geração

curiosidades-n64_9

Além da versão de cor “preta” – a mais vendida e comum a ser encontrada, a Nintendo oferecia diversas opções de cores do console, como azul, laranja, vermelha, verde e até versões transparentes e algumas especiais como dourado, por exemplo.


10. GoldenEye 007, o game mais inovador

curiosidades-n64_10

O terceiro jogo mais vendido do 64, estrelando o famoso agente James Bond, foi o GoldenEye 007. Um verdadeiro marco gigantesco na indústria de games. Modos de jogo multiplayer e DeathMatch, controle que vibrava simulando o “soco” da metralhadora, bem como a trama de espionagem e a tal da sniper com miras de zoom, são incluídos até hoje nos jogos atuais, e são baseados no nosso querido jogo do 007.



11. Mario Kart 64, o game mais vendido

curiosidades-n64_11

Sendo o segundo jogo mais vendido, o Mario Kart 64 só perde mesmo para o Super Mario 64. Pra sermos justos, o Super Mario 64 já vinha junto com o videogame, então podemos dizer que o jogo mais comprado de forma “avulsa” é sem dúvida o Mario Kart 64. Isso talvez se deve aos ataques de raiva depois de levarmos um casco azul logo na linha de chegada, e de termos atirado o cartucho contra a parede em decorrência a isso e comprado novamente outro novinho em seguida. De qualquer modo não podemos tirar o mérito de que esse sim foi o maior marco na história do N64.


12. Donkey Kong 64, o game mais extenso

curiosidades-n64_12

Mesmo não sendo o mais vendido, ou o que mais marcou época, o Donkey Kong entra na nossa lista como o sendo o jogo mais extenso de todo os jogos do Nintendo 64. Quer relembrar os velhos tempos? Acho melhor cancelar seus compromissos ou escolher um jogo mais curtinho.


13. Superman, o pior game

curiosidades-n64_13

Quando vimos a foto do Superman já pensamos, esse deve ser um dos melhores jogos do N64, e foi nisso que milhares de gamers que compraram o game acreditaram, mas o que nenhum deles sabia é que dentre todos os 387 jogos do N64, aquele era um dos piores games já produzidos para o console, tendo uma jogabilidade horrorosa e com vários relatos de devolução à loja pelo péssimo jogo.


14. Não é o “queridinho” dos colecionadores

curiosidades-n64_14

Apesar de ter sido aclamado em seu lançamento e tendo vários títulos de sucesso, o N64 não conseguiu se manter firme até o fim. Hoje ainda podemos encontrar o console sendo vendido em sites como o Ebay por algo equivalente a meros 200 reais, dependendo dos acessórios e jogos embutidos. Apenas a título de comparação (apesar de injusta comparação), consoles como o NES são vendidos por aproximadamente 500 reais em sites como o Mercado Livre. O SNES também custa bem mais. O fato é que teoricamente ele deveria valer mais, mas a preferência da maioria dos retro gamers é por consoles ainda mais antigos.


15. Games e Bebedeira

curiosidades-n64_15

Jogos eletrônicos são feitos para adultos e crianças, e isto é um realidade principalmente da geração do N64 pra cá. Mas os jogadores sempre foram livres para criar um “jogo paralelo” para incrementarem os que existiam, que incluíam brincadeiras como campeonatinhos, por exemplo. Uma destas brincadeiras mais famosas (lá fora) foi criada para o Super Smash Bros. Nela os jogadores bebiam doses de bebidas alcoólicas sempre que seus personagens morriam ou quando algum outro jogador pegava a estrela da invencibilidade. Enfim, existiam muitas opções para “enfiar o pé na jaca” e, acredite ou não, até mesmo regras eram criadas na internet para brincadeiras como esta.

[Gizmopod]

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link