15 Invenções criadas “sem querer” que mudaram nossas vidas

Por: - 12/11/14 às 11:19 am
1.139 visualizações
-ListasCuriosidades

invencoes-criadas-acidentalmente_14

É difícil até imaginar como alguns produtos foram idealizados, como alguém pôde ser tão criativo a ponto de criar algo como um forno microondas, fogos de artifício ou até mesmo batatas chips? Você talvez se surpreenda ao descobrir que não houve “criatividade” por trás destas criações. Algumas das maiores invenções que usamos hoje são frutos de simples “erros” que cientistas cometeram tentando inventar outra coisa, muitas vezes bem diferente do que acabaram criando. Prepare-se para se surpreender com a história por trás da criação de 15 produtos que você provavelmente já usou ou consumiu pelo menos uma vez na vida, e que foram criados acidentalmente:


1. Mola maluca

Mola maluca
Inventor: Richard Jones, um engenheiro naval.
O que ele pretendia fazer: Um medidor projetado para monitorar energia em navios de guerra.
Como foi criado: Richard estava trabalhando com molas quando uma delas escapou e caiu no chão, a mola continuou descendo daquela forma que a gente conhece, dando origem ao novo brinquedo.


2. Penicilina

Sir Alexander Fleming
Inventor: Sir Alexander Fleming, um cientista.
O que ele pretendia fazer: Ironicamente, Alexander buscava por um remédio milagroso, que fosse capaz de curar qualquer doença. Mas somente quando ele deixou de lado seus experimentos que ele encontrou o que queria.
Como foi criado: Fleming notou que uma placa de Petri contaminada que ele havia descartado, continha uma substância que estava dissolvendo todas as bactérias ao redor dela, quando ele estudou melhor, foi-se descoberto um poderoso antibiótico, a penicilina.


3. Cookies americanos

Cookies
Inventora: Ruth Wakefield, proprietária da pousada Toll House.
O que ela pretendia fazer: Biscoitos de chocolate comuns.
Como foi criado: Enquanto fazia uma remessa de biscoitos, Ruth reparou que estava sem chocolate de padaria, como substituto ela dividiu uma barra comum de chocolate em diversos pedaços e os adicionou na massa, esperando que eles fossem derreter para fazer o biscoito de chocolate, mas os pequenos pedaços ficaram firmes e o novo tipo de biscoito nasceu.


4. Batata chips


Batata chips
Inventor: George Crum, um chefe de cozinha.
O que ele pretendia fazer: Um prato de batatas fritas.
Como foi criado: Um dia um cliente enviou de volta para a cozinha diversas vezes um prato com batatas fritas, pedindo que elas fossem cortadas mais finas e que fossem fritas novamente. George perdeu a cabeça e cortou as batatas da forma mais fina que conseguiu e fritou até que secassem, e para a surpresa, o cliente mala adorou e um novo prato foi inventado.



5. O marca-passos

Raio-x marca-passos
Inventor: John Hopps, um engenheiro elétrico.
O que ele pretendia fazer: John fazia uma pesquisa sobre hipotermia, e estava tentando usar rádio frequência para restaurar a temperatura corporal.
Como foi criado: Durante um de seus experimentos ele reparou que se um coração parasse por causa do frio, ele poderia ser estimulado artificialmente a voltar a bater, essa inspiração o levou a criar o marca-passos.


6. Massinha Silly Putty

Silly Putty
Inventor: James Wright, um engenheiro da General Electric.
O que ele pretendia fazer: Durante a segunda guerra mundial, os Estados Unidos precisavam de rodas de avião, botas para soldados, e vários outros utensílios feitos de borracha. James tentava desenvolver um substituto para a borracha usando silicone, que era mais fácil ser encontrado naquela época.
Como foi criado: Em testes usando óleo de silicone, Wright adicionou ácido bórico na substância, o resultado foi uma massa que quicava, mesmo ninguém tendo algum uso pra isso na época, o brinquedo foi criado. Se você não sabe o que é isso, veja neste vídeo.


7. Forno microondas

Forno microondas antigo
Inventor: Percy Spencer, um engenheiro na corporação Raytheon.
O que ele pretendia fazer: O engenheiro conduzia experimentos relacionados a radares usando um tubo de vácuo.
Como foi criado: Percy reparou que a barra de chocolate em seu bolso começou a derreter com o decorrer dos experimentos. Ele tentou usar milho de pipoca e quando eles também estouraram ele percebeu que havia descoberto uma forma de criar um aparelho revolucionário.


Pág: 1 2ver tudo

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!