15-fatos-google

Há muito tempo atrás, em uma galáxia muito distante, o Google era um site simples que tinha como objetivo organizar páginas da web para facilitar a vida de quem se arriscava a navegar. Não oferecia serviço de email muito menos recursos sociais. Na época era uma empresa pequena e singela, quase ninguém conhecia e poucos brasileiros usavam o serviço, todo mundo buscava artigos pelo Cadê, lembram?

O tempo passou, o Cadê se escondeu (cade?), o pequeno polegar Google se tornou gigante e por fim um modelo de empresa “.com” super rentável e que definitivamente deu certo. A Google foi fundada pelos amigos Larry Page e Sergey Brin na garagem de um amigo enquanto eles ainda eram estudantes de Ph.D. da Universidade de Stanford. Em poucas palavras, hoje a empresa detém o título de maior ferramenta de buscas do mundo e representa um nome tão forte que a própria palavra “Google” já é considerada em muitos países como sinônimo de “buscar”.

O fato é que há muitas coisas curiosas sobre a empresa que você com certeza não sabia, e honestamente nem eu antes de escrever esta matéria. A Google completou 15 anos de existência no último dia 4 de Setembro, então em homenagem à empresa que nos ajuda todos os dias (vida longa ao São Google!), à empresa que um dia muitos já sonharam em trabalhar, à empresa que hoje dita as regras de conduta aos blogueiros (acredite se quiser!), reunimos 15 fatos sobre a empresa, com base em informações do jornal europeu Telegraph, que você talvez desconhece. São eles:

1 – O nome “Google” surgiu graças a um erro de ortografia da palavra “googol”

15-fatos-google_1

Googol representa o número 1 seguido por cem zeros. A intenção de se usar nome “Googol” justifica-se exatamente pelo que ele representa, tendo em mente o enorme resultados que o serviço de busca encontrava e até hoje encontra.


2 – Poucos entenderam o primeiro Tweet do Google

15-fatos-google_2

Publicado em 2009, o tweet “I’m 01100110 01100101 01100101 01101100 01101001 01101110 01100111 00100000 01101100 01110101 01100011 01101011 01111001 00001010.” representa um código binário (exceto pelo “I’m”), que traduzindo significa “I’m feeling lucky” ou “estou com sorte” em inglês.


3 – O botão “Estou com sorte” dá um enorme prejuízo ao Google

15-fatos-google_3

O botão ignora a página de resultados e leva os usuários diretamente para o primeiro resultado de sua busca. É quase nunca usado, mas após estatísticas, verificou-se que a remoção do botão de alguma forma impactaria na experiência do usuário, por isso não removeram. Estima-se que o botão custa à Google cerca de US$ 100 milhões em receitas publicitárias perdidas a cada ano.


4 – A Google alugou 200 cabras. Bééééééééééé

15-fatos-google_4

A Google alugou cabras de uma empresa chamada ‘California Grazing’ para ajudar a reduzir o mato na sede da empresa. A operação contou com a ajuda de 200 cabras, além do próprio pastor e um a estrutura adequada para recebê-las. Tal atitude provou que a empresa é gentil com o meio ambiente, e como eles mesmo disseram: “É muito mais legal assistir cabras pastando do que homens trabalhando com cortadores de grama.”


5 – A Google leva alimentação a sério!

15-fatos-google_5

Brin e Page criaram uma lei para ser adotada em todas as suas empresas: os funcionários do Google não devem ficar mais do que 30 m de distância de uma cozinha ou máquina de alimentos. O primeiro ‘chef’ contratado pela Google ganhou US$ 26 milhões com suas opções de estoque de alimentos.


6 – O primeiro Doodle foi o ‘Burning Man’

15-fatos-google_6

O primeiro Doodle criado pelo Google foi um símbolo do Burning Man. Page e Brin foram para o Burning Man Festival que rolou nos EUA em 1998, e resolveram inseriram o Doodle para informar aos usuários que eles estariam fora do escritório durante os dias do festival.


7 – Porque a página do Google é tão “clean”?

15-fatos-google_7

A principal razão que justifica a simplicidade dos elementos das páginas do Google é porque os fundadores não entendiam muito sobre HTML, e também porque eles queriam uma interface que carregasse rapidamente, uma vez que na época a velocidade de conexão à internet era muito mais lenta do que a de hoje em dia.


8 – Google: Uma empresa com um ambiente peculiar

15-fatos-google_8

Na sede da Google em Montain View há uma série de atrações peculiares, incluindo um gigantesco esqueleto de T-Rex – apelidado de “Stan” logo depois de um dino de verdade ter sido encontrado em escavações nas proximidades. Há também uma réplica da SpaceShipOne, enormes modelos Android com diversos temas, flamingos cor de rosa, um grande homem de LEGO, orelhões decorados com as cores do Google de cores e até piscinas de bolinhas especialmente criadas para adultos.


9 – A Google incentiva funcionários trazerem animais para o trabalho

15-fatos-google_9

A Google defende trazer os cães para o trabalho e em sua sede há até mesmo um “cão de companhia” chamado Yoshka. Yoshka acompanha Urs Hölzle, o vice-presidente sênior de operações da Google, em todos os lugares no Googleplex. Olá Yoshka!


10 – A Google derrubou 40% do tráfego mundial usuários de internet

15-fatos-google_10

A Google é extremamente importante para quase que praticamente todos os sites do mundo. Alguns serviços básicos do Google caíram recentemente por 5 minutos, derrubando o tráfego de internet em todo o mundo em pelo menos 40%. Em nosso blog, por exemplo, a Google é a terceira maior fonte de tráfego que recebemos todos os dias, ficando atrás somente do Facebook e dos acessos diretos.


11 – Quem são os Noogles?

15-fatos-google_11

Noogles são os funcionários novatos. Eles passam por um processo de iniciação incomum, devem usar um boné com as cores da Google e com uma hélice em cima em sua primeira sexta-feira de trabalho.


12 – A Google incentiva funcionários a terem seus próprios projetos, mas…

15-fatos-google_12

Até recentemente, os funcionários do Google eram incentivados a utilizar 20% do seu tempo trabalhando em seus próprios projetos. No entanto, de acordo com fontes internas do Google, a técnica de gestão inovadora – o que deu origem a alguns dos maiores projetos do Google como o Google AdSense, Gmail, Google Transit, Google News e Google Talk – agora tem sido desincentivada pelos gestores.


13 – Usar o Google prejudica o meio ambiente

15-fatos-google_13

De acordo com uma pesquisa realizada por um acadêmico da Universidade Harvard, duas buscas no Google produzem cerca de 14 g de CO². No entanto, o Google contesta este resultado e diz que é mais perto de 0,2 g (ou 0.003kWh) por pesquisa. Uma coisa é certa, este acadêmico com certeza NUNCA trabalhará na Google, e provavelmente nem eu por contar isso a vocês. 🙂


14 – Você decide quais propagandas deseja que sejam exibidas, mas…

15-fatos-google_14

Se você visitar o endereço www.google.com.br/settings/ads, você verá todas as categorias de seu interesse que são usadas para definir quais serão os anúncios que deseja ver. O Google já escolheu estas definições baseado em seu histórico de pesquisas e comportamentos de navegação. Eles permitem que você altere qual deseja visualizar, mas não é possível ocultá-las totalmente. Ugh! 😛


15 – Google: A dona das 3 filosofias corporativas mais polêmicas que existem

15-fatos-google_15

A empresa prega três filosofias corporativas: “1 – Você pode ganhar dinheiro sem fazer maldade”, “2 – Você pode ser sério sem usar um terno” e “3 – O trabalho pode ser desafiador, mas o desafio deve ser divertido.” Eu já trabalhei em diversas empresas antes de ganhar a vida sendo blogueiro, e posso lhes garantir que estas definitivamente NÃO foram filosofias adotadas em nenhuma das empresas que trabalhei. A Google não só mudou a forma em que as pessoas interagem com a internet, mas a mentalidade e as atitudes da empresa também está mudando a forma de muitos pensarem.

Tags:
veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!