Prepare-se para se decepcionar se surpreender. Aquilo que você escutou por aí, seja por um conhecido, ou mesmo por aquele seu professor “despreparado” de ciências, era um mito, não passou de uma invenção criada por pensadores que fugiram da escola. Chegou a hora de dinamitarmos os mitos científicos mais cabeludos de todos os tempos. Oh yeah! Vamos lá:

1 – MITO: Devido ao campo magnético da terra, a água desce pelo ralo girando em sentido anti-horário no hemisfério norte, e em sentido horário no hemisfério sul

11-mitos-ciencia_1

O efeito ‘Coriolis’ faz com que ciclones girem de diferentes formas em cada lado do equador, mas algo da dimensão de uma pia não é influenciado. O que realmente faz a água girar de um lado ou de outro é a forma em que a água cai na pia.
[Fonte]


2 – MITO: Não há gravidade na Estação Espacial Internacional

11-mitos-ciencia_2

A gravidade da Terra é apenas um pouco mais leve lá na EEI do que aqui no chão. O constante estado de queda livre causado pela estação espacial estar em órbita dá aos astronautas (e para tudo o que há lá) a sensação de “gravidade zero”.
[Fonte]


3 – MITO: Um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar

11-mitos-ciencia_3

Assista este vídeo e verá três raios caindo no Empire State Building.


4 – MITO: A água conduz eletricidade

11-mitos-ciencia_4

A própria água em si não conduz eletricidade, a água pura possui poucos íons, portanto é um mau condutor elétrico. O que faz com que ela conduza eletricidade na verdade são as impurezas presentes na água, como o sal por exemplo, que conduzem. Porém, como sabemos que nenhuma água chega até nossa residência completamente pura, mantenha-se longe da banheira em dias de chuva.
[Fonte]


5 – MITO: O voo de abelhas viola as leis da física

11-mitos-ciencia_5

Se abelhas fossem feitas como aeronaves, então elas seriam capazes de voar. Abelhas não são nem um pouco parecidas com aeronaves (você já deve ter notado isso), porém tiram proveito de diferentes efeitos físicos para se manterem no ar. O que acontece na verdade é que quando eles batem suas asas elas criam mini-vórtices, puxando as suas asas para cima ajudando-as a permanecer no ar.
[Fonte]


6 – MITO: Golfinhos são superinteligentes

11-mitos-ciencia_6

Não, não são. Os cientistas passaram muito tempo procurando, mas nunca encontraram um padrão de linguagem dos golfinhos. E muitos outros animais derrotaram os golfinhos em testes de inteligência. Volta pra escolha Flipper! 😛
[Fonte]


7 – MITO: O fato de você conseguir ou não fazer um rolinho com sua língua depende de fatores genéticos

11-mitos-ciencia_7

Em um estudo de 1940 realizado no Japão, algumas crianças conseguiram aprender esta habilidade. Onze anos depois, alguns cientistas mostraram que o número de crianças que tinham a habilidade de enrolar a língua aumentaram em 20% entre as idades de 6-7 e 12 anos. Portanto, isto prova que a habilidade não pode ser “apenas” genética.


8 – MITO: Sem seus trajes, astronautas explodiriam no espaço

11-mitos-ciencia_8

Você não sobreviveria no espaço sem um traje adequado, mas também não explodiria. O vácuo faria seu sangue cozinhar devido à perda instantânea de temperatura, e esta perda de calor é tão forte que você provavelmente acabaria morrendo congelado. Seus órgãos se expandiriam, mas não a ponto de explodirem. Veja pelo lado bom: você perderia a consciência rapidamente graças à falta de oxigênio, então não perceberia estes efeitos.
[Fonte]


9 – MITO: 95% do oceano ainda é inexplorado

11-mitos-ciencia_9

Isso depende do ponto e vista. Se sua definição de “explorado” corresponde a “vista por olhos humanos”, então tecnicamente esta afirmação está correta. Mas os humanos sabem muito sobre o oceano, incluindo as espécies, muito mais do que você imagina…
[Fonte]


10 – MITO: Se não tomar café da manhã, vai engordar mais

11-mitos-ciencia_10

Apenas um estudo rigoroso sobre o assunto contestaria isso e foi exatamente o que fizeram. Os resultados indicaram que “pular” o café da manhã fará pouco efeito, ou quase nulo, sobre seu peso.
[Fonte]


11 – MITO: Os humanos usam apenas 10% de sua capacidade cerebral

11-mitos-ciencia_11

Não usamos muito de nossa capacidade principalmente quando estamos sentados sem fazer nada e pensando na vida, mas em um período de 24 horas muitos de nós usamos muito mais do que 10%, com certeza!
[Fonte]

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!