insetos-japoneses-terriveis

Está pensando em viajar para conhecer o Japão? Esta lista com certeza irá pelo menos te fazer cogitar a ideia de não ir. Nossa intenção, porém, não é desanimá-lo ou falar mal deste país maravilhoso, mas sim apenas mostrar algumas “maravilhas” que existem por lá que nem todo mundo conhece. Felizmente nem todos os insetos e outras criaturas desta lista matam ou prejudicam a nós humanos, mas podem provocar calafrios. Prepare-se para conhecer um lado do Japão que as agências de viagem jamais vão te mostrar. Confira:


10. Cigarras japonesas セミ

Apesar de serem encontradas em muitas regiões do mundo, as cigarras japonesas são quase um ícone da cultura selvagem japonesa. Seus sons são muitas vezes usados como o ruídos de fundo em filmes japoneses e mencionados em obras famosas da literatura. Algumas pessoas por lá as adoram, outras as odeiam, mas não há como negar que elas são um pouco assustadoras.

Antes de tornar-se cigarras gritantes desagradáveis que vivem em árvores, elas vivem no subsolo. Após atingirem uma certa idade, saem debaixo da terra para se libertarem de sua “roupinha provisória” de uma forma nada agradável (imagem abaixo), para voarem e cantarem de árvore em árvore.

insetos-japoneses-terriveis_10b

Imagem: Wikimedia/ T. Nathan Mundhenk


9. Percevejo-fedorento クサギカメムシ
insetos-japoneses-terriveis_9

Imagem: 一休さん

Aqui no Brasil é até possível encontrar este tipo de inseto, mas os que existem por aqui não são tão grandes quanto aos que existem lá no Japão. Assim como os daqui, eles geralmente não se preocupam com a presença dos seres humanos, mas se você tocar nele ou intimidá-lo, vai acabar sentindo uma fedentina terrível. Então, a menos que queira ir para casa cheirando mal, fique longe deles.


8. Denki Mushi イラガの幼虫


insetos-japoneses-terriveis_8

Imagem: 野歩朕

Vejam só, é apenas uma lagarta bonitinha? Sim, mas até você tocar nela. Toque e você sentirá como se estivesse preso a um clipe de papel ligado à energia elétrica. Sim, embora esses insetos não tenham poderes elétricos (como os pokémons têm), as substâncias químicas que eles liberam o farão se sentir como se estivesse tomando um choque elétrico. É por isso que ele ganhou o apelido de denki mushi (inseto elétrico em japonês).


7. Barata Japonesa ゴキブリ
insetos-japoneses-terriveis_7

Imagem: Universidade da Florida/AP

As Periplaneta japonica são tão resistentes quanto as nossas baratas. Devido ao clima de lá ser um pouco mais frio do que aqui, suas larvas aprenderam a resistir por um tempo a temperaturas mais baixas, entre -6 ou -8 °C. Alguns exemplares destes insetos foram encontrados recentemente em Nova York (só não me pergunte como foram parar lá) e atualmente há um estudo científico sendo feito sobre qual impacto elas podem causar para o equilíbrio ambiental lá. Uma barata japonesa adulta chega a medir 3,5 cm. Elas também são resistentes a outros extremos, podem ficar até 45 minutos sem respirar e viver até um mês sem comida. E a pior parte é: elas se alimentam também de restos de cabelos, unhas, cílios e sobrancelhas de humanos. Bleargh! 😛


6. Sanguessuga-das-montanhas ヤマビル
insetos-japoneses-terriveis_6

Imagem: Alpsdake

As sanguessugas-das-montanhas têm uma aparência inofensiva, mas quando elas realmente querem, podem vir atrás de você se esticando e até dando cambalhotas em alta velocidade. Elas subem em árvores para cair sobre as vítimas inocentes, ou podem também se esconder em seus sapatos. Elas são equipadas com uma ventosa em uma extremidade que os ajuda a se locomover até suas vítimas. Do outro lado, elas têm mandíbulas fortes alinhadas com milhares de dentes minúsculos que usam para injetar-lhe um anti-coagulante composto de entorpecentes para que possam, sem que as vítimas percebam, se alimentar de seu sangue.

Outro tipo de sanguessuga que vive no Japão é a sanguessuga-da-montanha gigante. Esses sanguessugas podem ser facilmente confundidos com cobras, devido a seu grande tamanho e da forma como eles deslizam pelo chão em alta velocidade em busca de presas. A lado bom desta história é que estes sanguessugas não sugam sangue de humanos, mas usam suas mandíbulas enormes para engolir outras criaturas, como esta minhoca enorme que vemos no vídeo abaixo:


Pág: 1 2ver tudo

Tags:
veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!