10 Funções do nosso corpo que podem continuar funcionando mesmo depois da morte

6. Digestão

partes-corpo-continuam-vivas-apos-morte_6

Quando morremos nem tudo que vive junto conosco morre junto, isso é o caso de diversas bactérias que vivem em nosso sistema digestivo. Após a nossa morte elas continuam a digerir seja lá o que tivermos ingerido antes de morrer, e vão continuar a fazer isso independentemente se estamos vivos ou mortos. Com o decorrer dessa digestão, os gases produzidos pelo processo são liberados, e facilitando o item 5 da nossa lista a ocorrer.


7. Ereções e ejaculações

partes-corpo-continuam-vivas-apos-morte_7

Ao morrer, o coração pára de bombear o sangue para todos os cantos do corpo, o que faz com que o sangue se acumule nas partes baixas do corpo. Podemos morrer deitados ou de pé, mas caso você seja um homem e tenha morrido e permanecido morto de pé, o sangue do seu corpo descerá para região inferior podendo gerar uma “falsa ereção”.

O relaxamento dos músculos também não dura pra sempre, os íons de cálcio ativam algumas células dos músculos que depois de ativadas expulsam os íons de volta ao exterior da célula. Após esse processo a membrana se torna muito mais permeável para o cálcio, fazendo com que mais energia seja gasta na contração dos músculos tentando expulsar o cálcio novamente. Depois te todo esse processo, o rigor mortis entra em ação e pode levar o cadáver a produzir uma ejaculação.



Publicidade



8. Movimento muscular

partes-corpo-continuam-vivas-apos-morte_8

Algumas áreas do nosso sistema nervoso podem continuar a funcionar mesmo sem a presença de atividade cerebral, alguns médicos e enfermeiras reportaram que alguns dos cadáveres ainda possuem movimentos por reflexo, quando o estímulo é enviado pela espinha, ao invés do cérebro.


9. Vocalização

partes-corpo-continuam-vivas-apos-morte_9

Como explicamos nos tópicos anteriores, depois da morte as bactérias entram em ação e produzem gás como resultado de todo o trabalho delas. Esse gás acaba acumulando dentro do corpo e precisa escapar por algum lugar. Uma parte sai em forma de flatulências e a outra parte sai pela garganta, só que quando morremos e nosso corpo todo endurece em razão do rigor mortis, até mesmo as cordas vocais ficam mais rígidas, o que faz com que sons saiam pela garganta do morto. É possível ouvir grunhidos, gemidos e sons incompreensíveis vindos de um cadáver, e nessa hora só mesmo alguém muito corajoso para ficar e conferir se ele estão na frente de um zumbi ou não.


10. Dar à luz

fotografias-recem-nascidos-christian-berthelot_10

Antigamente as taxas de gravidez e morte eram alarmantes, pois muitas mulheres grávidas eram afligidas por alguma doença que vinha a tirar a vida delas antes do nascimento do bebê. O amolecimento da carne e o acúmulo de gás no corpo é capaz de fazer com que o feto fosse expelido pra fora do útero mesmo depois da morte da mãe, esse acontecimento era bem raro e acabava gerando muito pânico na população. Ainda bem que você vive na era moderna, não é mesmo?

[Fontes: How Stuff Works / Cleanup / Time / 2Spare / About.com / All Nurses / UNB Facts]


Publicidade


AUTOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

• veja também:

• posts recentes

• recomendados para você:

About this. | Saiba mais sobre estes links aqui.

• parceiros:

• veja também:

• publicidade: